Protesto

Condições do prédio do Fórum Cível causam temor

Funcionários do Fórum Cível de Curitiba realizaram um protesto no início desta tarde (05) para cobrar uma avaliação mais criteriosa das condições estruturais do prédio, que fica na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

No último dia 26 de outubro, o edifico teve que ser evacuado depois que fortes tremores foram sentidos pelos trabalhadores. Algumas fotos de rachaduras, que supostamente seriam do prédio, também foram compartilhadas na internet.

O ato aconteceu em frente ao fórum e contou com participação de cerca de 100 pessoas incluindo representantes de todas as classes da comunidade jurídica do Paraná.

De acordo com o advogado criminalista Elias Mattar Assad, trata-se de um assunto urgente para usuários e trabalhadores do Fórum. ‘O que queremos aqui é uma melhor estrutura para os que trabalham aqui e também pra aqueles que vem ao Fórum diariamente. É um assunto que envolve vidas e precisa ser resolvido imediatamente. É um assunto de todos os envolvidos com o universo jurídico aqui em Curitiba e no Paraná’, disse.

O estagiário de direito Rodrigo Rubens Pereira, que frequenta diariamente o prédio do Fórum Cível, afirma que as estruturas internas do edifício precisa ser revista.

‘É um prédio que ficou pequeno com o tempo. Hoje e dia enfrentamos filas, as salas são pequenas para quem trabalha aqui. Há processos empilhados por todos os lados. Além da questão de segurança, é preciso rever a questão funcional desse Fórum‘, disse o estudante.

Apesar dos protestos, o Departamento de Engenharia do Tribunal de Justiça afirma que o prédio não apresenta problemas. De acordo com o órgão, os tremores ocorridos no fim de outubro aconteceram devido a um veículo pesado que trafegava próximo ao edifício.

O local também foi analisado pelo Corpo de Bombeiros, pela Comissão de Segurança de Eficicações e Imóveis do município (Cosedi) e pela Defesa Civil, que apontaram que não havia riscos de desabamento.

Histórico

O incidente do último dia 26 de outubro não foi o primeiro ocorrido no Fórum Cível. No ano passado, em maio, os mesmos tremores foram sentidos em todo o prédio, que foi evacuado. Porém, após laudo do Corpo de Bombeiros, nenhum risco foi verificado na estrutura do prédio.

Também em 2011, já no mês de agosto, um princípio de incêndio assustou os trabalhadores do Fórum. O fogo ocorreu após um cigarro ter sido jogado no fosso de respiro das escadas de incêndio do prédio. No entanto, funcionários conseguiram controlar o foco de incêndio e o prédio, dessa vez, não precisou ser evacuado.