Concurso sobre Hino do Paraná é lançado em Curitiba

A primeira-dama Regina Pessuti e a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde lançaram nesta terça-feira (15), na Escola de Governo, o concurso “Paraná (de) cor e salteado: na memória e no coração”. Idealizado pela primeira-dama, terá como objetivo promover a formação cívica de estudantes do ensino médio, por meio da interpretação e ilustração do Hino do Paraná por meio da poesia, canto ou arte.

De acordo Yvelise, a proposta é criar um vínculo maior dos alunos com a cultura paranaense. “O concurso vai ao encontro dos objetivos da educação no sentido de rever a língua portuguesa e estimular a criatividade. A idéia é explorar os aspectos do estado, promover uma reflexão sobre a história e o contexto do Paraná no país. A discussão do tema vai incentivar um belíssimo trabalho na área de produção de texto e artes”, afirmou.

Inscrições

Os estudantes poderão se inscrever de 1º de julho a 20 de agosto, pela internet, no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, em três categorias distintas: música, texto e imagem. “Na área musical a comissão irá avaliar a criação de novos arranjos dentre os diferentes gêneros musicais. Na categoria texto, os alunos deverão responder a seguinte questão: ‘O que o hino do Paraná diz ao cidadão do século XXI?’. Na área de imagem, os participantes poderão traduzir o hino em elementos visuais”, explicou Yvelise.

A secretária da Educação explanou que o concurso será dividido em três etapas. A primeira será concentrada nas escolas. Cada colégio será responsável pela divulgação, produção e julgamento dos trabalhos. A premiação será um certificado de participação da Secretaria de Estado da Educação. Na segunda etapa, participarão os trabalhos selecionados da fase anterior. “A fase regional envolverá todos os Núcleos Regionais da Educação. O prêmio será um troféu para as escolas vencedoras”, disse Yvelise.

Os finalistas da etapa regional participarão da etapa estadual. As escolas vencedoras ganharão materiais didáticos e recursos tecnológicos. Os alunos com trabalhos selecionados irão participar da Escola de Governo no mês de agosto e ganharão uma viagem à Ilha das Cobras, no litoral paranaense.