O Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) abriu nesta semana as inscrições para um novo concurso: promotor de justiça substituto. Os candidatos têm até o dia 25 de abril para se inscrever. Ao todo, são 12 vagas imediatas, além de possíveis oportunidades que surjam durante o período de validade do concurso. A salário bruto é de R$ 24.818,90, conforme previsto na tabela de remuneração do MP. O valor líquido fica em R$ 16.881,68.

O seleção ocorre em três etapas. A primeira é a prova objetiva, que acontece no dia 28 de maio. Ao todo, são 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, com valor equivalente de um ponto. Se classificam para a próxima etapa os 300 primeiros candidatos, desde que atinjam nota mínima de 60 pontos.

Na sequência do certame serão realizadas cinco provas escritas, entre os dias 26 e 30 de junho. Depois, os candidatos passam por exames de saúde física e mental, sindicância, além de prova oral e de títulos. A prova oral está prevista para ocorrer entre 24 e 31 de outubro.

Podem participar somente profissionais graduados em Direito com experiência mínima de três anos de atividade jurídica. As inscrições podem ser feitas através deste link do site do MP-PR. Nele também pode ser consultado o edital, o calendário e o regulamento do concurso.