A Prefeitura de Curitiba concluiu a implantação do primeiro trecho da nova iluminação pública da Linha Verde. Foram colocados novos postes e luminárias no trecho entre o binário Santa Bernardethe e rua Cid Marcondes Albuquerque, no Pinheirinho. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas já iniciaram o trecho entre os binários Santa Bernardethe, no bairro Fanny, e Salgado Filho, no Guabirotuba.

continua após a publicidade

“A nova iluminação garantirá mais segurança a moradores, usuários do transporte público e motoristas que passarem na região”, garante o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni. Tookuni afirma que esta obra faz parte da contrapartida da Prefeitura do empréstimo internacional feito para implantação da Linha Verde. A previsão é instalar toda a iluminação até o fim deste ano.

No trecho entregue, o Departamento de Iluminação Pública instalou 180 superpostes, com 16 metros de altura, e 259 postes comuns e ornamentais. Em toda a Linha Verde serão instalados 352 superpostes e 480 postes, com 608 luminárias de alto rendimento de 400 watts e outras 460 luminárias de 150 watts.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Martins, afirma que as lâmpadas de maior potência foram instaladas nos superpostes. “Como são mais altos que os postes tradicionais, os superpostes iluminam uma área maior. Outra vantagem é que este equipamento resiste mais ao vandalismo”, afirma.

continua após a publicidade