Concessionária distribui 10 mil panfletos sobre a febre amarela

A concessionária de rodovias Viapar realiza nesta quarta-feira (23) na praça de Mandaguari, na BR-376, a distribuição de 10 mil folhetos com informações sobre a febre amarela. A ação tem como finalidade orientar os motoristas que viajam para áreas de risco sobre os perigos da doença e é uma parceria com a Secretaria de Saúde de Maringá.

?Toda informação é importante para que a população saiba como proceder e prevenir-se?, comentou o gerente de Comunicação da empresa, Marçal Siqueira.

O folheto explica, por exemplo, que a febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos, como o Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. A enfermidade pode ocorrer tanto em áreas urbanas como rurais. Após a picada, a doença demora entre três e seis dias para apresentar os primeiros sinais, podendo comprometer fígado e rins, icterícia progressiva, queda de pressão arterial e hemorragias. Os principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, prostração, náuseas e vômitos.

A única forma de prevenir a febre amarela é por meio de vacina que está disponível gratuitamente nos postos de saúde. A dose tem validade de 10 anos e deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes de uma viagem para qualquer localidade de risco.

Voltar ao topo