Comunidades carentes terão assistência jurídica

O Centro Universitário Positivo (Unicenp) inaugurou ontem o Centro de Prática Jurídica Evandro Lins e Silva. Com o centro, os estudantes do quarto e do quinto ano do curso de Direito da instituição terão a oportunidade de conhecer as atividade diárias da profissão. O centro deve beneficiar também comunidades carentes que receberão orientação e atendimento jurídico gratuito. “Vamos divulgar a notícia e esperamos que, principalmente nos bairros próximos, a procura seja maior. A demanda por assistência jurídica é muito grande e a defensoria pública também deve encaminhar muita gente para cá”, explica o professor Marcos Alves da Silva, responsável pelo centro e coordenador-ajunto do Curso de Direito do UnicenP.

Inicialmente, os estagiários terão atividades simuladas para, no segundo semestre, prestarem atendimento em questões de Direito Penal, da Família, Trabalhistas e de outras áreas do Direito Cível. O centro começa a atuar com cinco professores orientadores, número esse que deve dobrar até o fim do ano.

No quinto ano, o centro vai direcionar o atendimento de acordo com a habilitação do aluno, que pode ser em Direito Político e Direito Empresarial.

O jurista e professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Renê Ariel Dotti, fez o discurso de inauguração do centro. Participaram do evento o vice-reitor do UnicenP, José Pio Martins; o juiz Guilherme Luiz Gomes representando o Tribunal de Justiça do Paraná; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ? seccional Paraná ?, José Hipólito Xavier; o juiz Benjamim Acácio de Moura e Costa, diretor do Fórum Cível de Curitiba; e o juiz Fernando Quadros da Silva, do Fórum da Justiça Federal.

Voltar ao topo