Comunidade nipo-brasileira em festa

As comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil (Imin100) foram anunciadas oficialmente ontem, na Assembléia Legislativa do Paraná, em Curitiba. A comunidade nipo-brasileira completa 100 anos no País em junho do ano que vem. Entre as atividades já programadas estão a conclusão da construção do Parque Cultural Yumê, localizado em Rolândia (norte do Estado) e a visita da família imperial do Japão, confirmada para o dia 23 de junho de 2008, em Curitiba. As festividades vão acontecer de 19 a 29 de junho do ano que vem.

A comunidade nipo-brasileira no Paraná conta com cerca de 150 mil pessoas, a segunda maior do País. Perde apenas para São Paulo. A maior parte da comunidade está localizada no norte do Paraná. Ontem, durante o lançamento do Imin 100, lideranças estaduais de comunidades japonesas falaram sobre a importância do evento para o País.

O presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, deputado Luiz Nishimori (PSDB), disse que o grande objetivo da comemoração será integrar cada vez mais as comunidades brasileira e japonesa. ?Além de destacar o trabalho de conquista dos imigrantes japoneses e também da acolhida da nação brasileira, nosso principal objetivo é criar oportunidades para reaquecer o comércio bilateral.?

Voltar ao topo