Comitiva discute estrada do Colono

Encontrar uma solução para a estrada do Colono, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na região Oeste do Estado, é o objetivo de uma comitiva de parlamentares de Brasília que visita Foz do Iguaçu. A estrada do Colono, com 17 km de extensão, liga o município de Serranópolis do Iguaçu a Capanema. Foi fechada pela primeira fez em 1986, por estar localizada dentro de uma área de preservação ambiental. Entretanto, muitas pessoas alegam que o fechamento prejudica a economia da região e pedem a reabertura.

A comitiva é formada por onze parlamentares, entre eles os deputados federais Assis Miguel do Couto (PT-PR) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), eleitos, respectivamente, relator e coordenador da comissão externa. O grupo chegou a Foz na noite da última quinta-feira e deve partir na tarde de hoje. Ontem, os parlamentares participaram de uma reunião com o bispo da diocese de Foz do Iguaçu, dom Laurindo Guizzarde, visitaram a Procuradoria da República de Foz, conversaram com o diretor do Parque Nacional, Nelson Pegoraro, e se reuniram com prefeitos, lideranças e entidades do Oeste do Paraná.

“A comissão externa, constituída pela Câmara dos deputados federais, deve ouvir a população da região e trabalhar na tentativa de encontrar uma solução para a estrada do Colono”, comenta o deputado Assis Miguel. “O objetivo é buscar uma conciliação entre a comunidade, as autoridades políticas e os ambientalistas. Queremos encontrar uma solução técnica para a criação de uma estrada ecológica, que ao mesmo tempo preserve a flora e a fauna do parque e atenda às necessidades da população. Não estamos preocupado apenas com a estrada, mas com o parque como um todo.” Uma estrada ecológica, segundo Assis, seria uma estrada não asfaltada, onde fosse proibida a circulação de veículos pesados.

Hoje, a comitiva deve estar no município de Capanema. A programação do grupo envolve um café da manhã com o bispo de Palmas, dom Agostinho José Sartori, uma reunião com prefeitos, entidades e lideranças da região Sudoeste do Paraná, além de visitas ao Caminho do Colono, a trilhas ecológicas e à uma propriedade de agricultura orgânica. Os trabalhos devem ser encerrados ao meio-dia.

Voltar ao topo