Comitê está democratizando a informática

A população de Curitiba ganhou mais um presente ontem, na data do aniversário da cidade. Pessoas que não têm acesso à informática puderam ter seus primeiros contados com computadores. O Comitê para Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR) montou uma barraca na Praça Rui Barbosa, onde gratuitamente as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um computador, navegar na internet e ter uma relação mais estreita com o mundo da informática. O evento, conhecido como Dia D da Inclusão Digital, aconteceu pela terceira vez na capital e em mais 16 capitais brasileiras, além de em outros quatro países

O coordenador técnico do CDI-PR, Paulo Frank, explicou que a idéia é combater a exclusão das pessoas da informática, que acaba acarretando em dificuldades no desenvolvimento profissional. Eram dez computadores com orientadores à disposição. “No ano passado uma pessoa que participou do evento chegou aqui sem conhecer nada de informática. Navegou por quase uma hora e nós o ajudamos a fazer seu próprio e-mail. Ele saiu daqui incluído”, salientou.

Frank explicou que o CDI faz escolas de informática em comunidades carentes. Todo material é doado por empresas e os monitores são pessoas da própria comunidade que são treinados. A Vila das Torres, por exemplo, é um dos locais onde funciona uma escola do CDI em Curitiba. “Usamos a informática direcionada à cidadania”, explicou.

Novo portal

Quem participou do evento também teve a oportunidade de conhecer as inovações no portal do governo do Estado (www.pr.gov.br). Agora em plataforma livre e com navegação mais ágil e fácil, o portal oferece aos usuários a oportunidade de interagir com ele. “O lançamento oficial será no final de abril. Durante uns quinze dias as pessoas poderão sugerir como ficaria melhor o portal. O portal é feito para o cidadão, por isso ele tem o direito de ajudar a construí-lo”, salientou Beatriz Lanza, da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) .

Voltar ao topo