Comércio eletrônico é destaque na Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor de Londrina (PR) promove nesta terça-feira (12) o ‘Ciclo de Seminários sobre Comércio Eletrônico’. A proposta é colocar os empresários de pequenos negócios em contato com o universo das vendas eletrônicas, que em 2007 movimentou R$ 6,3 bilhões em todo o País. Esse valor, que consta do relatório elaborado em conjunto pelo site e-bit e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, representou crescimento de 43% em relação ao volume de negócios do ano anterior.

O ciclo de palestras será no Centro Exposições e Eventos de Londrina, local que abriga a Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae no Paraná. A abertura do ciclo será às 14 horas e a entrada é gratuita. A partir das 19 horas, representantes de grandes empresas como Google, UOL e Correios conversarão com os empresários. Na programação, temas como ‘Escolhendo seu domínio na Internet’ e ‘Credibilidade da sua loja virtual’.

“É essencial estar na Internet atualmente. As vendas das empresas que disponibilizam seus produtos na rede cresceram 30% em média”, afirma o consultor da Camara-e.net, Edilson Flausino. Segundo ele, a explosão das vendas on-line deve-se ao aumento do número de internautas no Brasil, à variedade e à comodidade que a internet proporciona, como facilidade de pagamentos e, sobretudo, à confiança no sistema.

Segundo Flausino, para estar na internet, não basta ter um site. “É necessário divulgá-lo e, para isso, é preciso estar onde o internauta está. Cadastrar-se em portais de busca, pesquisa de preços e lojas virtuais é imprescindível”, explica.

O visual do site, continua o consultor, a facilidade de encontrar produtos, e os contatos da empresa são dados que não devem ser esquecidos. No entanto, ele lembra que os quesitos essenciais são credibilidade e segurança. “Cumprir prazos de entrega, garantir qualidade do produto e, sobretudo, segurança na hora da venda, oferecendo diversos mecanismos de pagamentos, são diferenciais importantes para conquistar o cliente”, destaca.

Após o ciclo de palestras desta terça-feira (12), a Internet voltará à pauta na sexta-feira (15), às 20 horas, quando Rodrigo Borges, fundador do Buscapé, principal site de pesquisa e comparação da América Latina, vai ministrar palestra na Feira do Empreendedor 2008. Ele abordará a história do BuscaPé, a conjuntura atual e as tendências para o e-commerce no Brasil e no mundo.

Mandamentos do e-commerce

A seguir, você tem alguns mandadmentos do e-commerce elaborados pelo consultor do da Camara-e.net, Edilson Flausino.

Boa navegabilidade: Sites muito pesados dificultam o acesso a muitos sites;

Design: Site bonito e sem complicação, que facilite o cliente a achar o que deseja;

Identificação: Os contatos de telefone, endereço e e-mail da empresa, além do telefone de serviço ao consumidor, são indispensáveis;

Segurança: Garantir que os dados de conta bancária, CPF, cartão de crédito, entre outros, serão mantidos em sigilo e segurança;

Divulgação: Divulgação em sites de busca, pesquisa de preços e lojas virtuais;

Credibilidade: Garantir prazos e qualidade do produto oferecido;

Pesquisa: Colocar em seu site dispositivos que possibilitem saber quem é o seu cliente, para melhorar o trabalho de divulgação e vendas.

Serviço:

Feira do Empreendedor 2008. De 14 a 17 de agosto, com eventos paralelos a partir do dia 11.

Local: Centro de Exposições e Eventos de Londrina (Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 3.333, próximo ao Shopping Catuaí).

Portal: www.sebraepr.com.br/feira2008

Assessoria de Imprensa (43 3326.9824), Cláudia Romariz (43 9987.9561), Rogério Fischer (43 9987.7456), Rubia Pimenta (43 9967.1501), Paula Bomini (43 9914.5685), Giselle Loures (41 9623.0037), Leandro Donatti (41 9962.1754

(Por Assessoria da Feira do Empreendedor Reprodução autorizada – Agência Sebrae de Notícias – ASN asn@sebrae.com.br)

Voltar ao topo