O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio estão realizando no Oeste do Estado oficinas para empresários do comércio varejista participantes do Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade. O tema das oficinas em Cascavel, Guaíra, Toledo e Assis Chateaubrind é planejamento empresarial. Representantes de 120 micro e pequenas empresas devem participar nas quatro cidades.
O VarejoMAIS é um programa para gestores de micro e pequenas empresas e profissionais de vendas que buscam excelência em seus atendimentos. As oficinas fazem parte da segunda fase do Programa. Durante a primeira, empresários e consultores fizeram um diagnóstico individual, para detectar as principais dificuldades enfrentadas nos estabelecimentos comerciais dos municípios.
As oficinas do VarejoMAIS, na região Oeste, têm duração de 12 horas, divididas em três dias. Em Cascavel começaram na segunda-feira, dia 25. Em Guaíra, começam nesta quarta-feira, dia 27. Em Toledo, estão marcadas para o próximo dia 2 e em Assis para o próximo dia 9. Empresários do VarejoMAIS em Foz do Iguaçu também participarão das oficinas, mas a data ainda não definida.
"As maiores dificuldades, detectadas nos diagnósticos empresariais feitos com a ajuda de consultores, estão no fechamento das vendas e em questões envolvendo marketing. Em outros anos, a área de finanças era o maior desafio dos empresários do comércio varejista", avalia a consultora do Sebrae em Cascavel, Elisângela Rosa, que coordena o VarejoMAIS em Cascavel e região.
"O planejamento empresarial é mais do que uma ferramenta que auxilia o empresário de micro e pequena empresa a priorizar suas ações. É uma estratégia em si, um norte que vai determinar a sobrevivência do negócio. Vai revelar o porquê a empresa deve existir e as metas que precisam ser atingidas para o seu sucesso", complementa a consultora do Sebrae.
Programa
O VarejoMAIS foi sucesso em 28 cidades do Paraná em 2006. Capacitou, com parceiros locais, 6 mil pessoas, durante 22 mil horas de consultorias. Ao todo, 1.130 empresas no Estado participaram do Programa. Dentre as quais, lojas de confecções, calçados, suprimentos de informática, presentes, móveis, perfumes, cosméticos, farmácias, papelarias, joalherias, óticas e revistarias.
O Programa do Sebrae e Fecomércio trabalha conceitos técnicos, para fortalecer os empreendimentos, tornando-os mais competitivos. Durante o VarejoMAIS, empresários aprendem aumentar e melhorar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver equipes de vendas, fidelizar clientes.
Parceiros
Em Cascavel, Guaíra, Toledo e Assis, o Sebrae e Fecomércio contam com parcerias locais, no desenvolvimento do Programa, lançado em março e abril deste ano. Os parceiros em Cascavel são Prefeitura, Senac, Sesc, AMIC, Sindilojista, ACIC, CDL, Sicredi, Sicoob e Codevel. Em Guaíra: Prefeitura, Aciag, Senac, Sesc, Sicredi, Unipar, Associação dos Contabilistas de Guaíra, Caixa e Banco do Brasil.
Em Assis, os parceiros são a Prefeitura, Aciac, CDL, Sindilojistas, Sicoob – Médio Oeste, Sincopeças Oeste, Agência do Trabalhador, Sesc e Senac. E em Toledo: Prefeitura, Sincoeste, Associação Comercial e Industrial de Toledo, Sicoob, Sesc, Senac e Sindicato do Comércio Varejista de Toledo.


