Comedores compulsivos ganham grupos de ajuda

Comer descontroladamente, de forma compulsiva, sem nunca conseguir saciar a fome e  até mesmo passar mal, é um problema que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, mas ainda é pouco divulgado e conhecido, inclusive entre os profissionais da área médica. Em Curitiba, na Igreja Bom Jesus, localizada na Praça Rui Barbosa, vítimas do problema montaram dois grupos de entre, ajuda chamados Grupos de Comedores Anônimos Compulsivos.

Segundo a secretária dos grupos, Márcia, 40 anos, que prefere não ter seu sobrenome divulgado, o ato de comer compulsivamente é considerado uma doença, ligada tanto a aspectos físicos quanto a emocionais e espirituais. O problema pode atingir pessoas de diversas idades.

?Muitas vezes, os ataques são desencadeados por ansiedade, angústia ou qualquer outro tipo de emoção. Entretanto, eles também podem acontecer quando está tudo bem, sem que a pessoa consiga identificar a razão?, explica ela. Na maioria dos casos, as pessoas têm compulsão por alimentos específicos, como massas ou doces. Mas também há pessoas que, durante um ataque, comem qualquer alimento que vêem em sua frente. ?A pessoa não quer comer, mas não possui controle sobre o ato. Depois que a crise compulsiva passa, ela sente culpa e muita vergonha.?

A compulsão por comida pode levar a outros males, como obesidade, anorexia e bulimia. Há casos de pessoas que, após comerem compulsivamente, provocam vômito ou também passam a realizar exercícios físicos de forma compulsiva. Segundo Márcia, comedores compulsivos não podem ser definitivamente curados, mas podem ter seu problema controlado. Já existem alguns profissionais – como nutricionistas e psicólogos – especializados no assunto.

Exemplo

Vítima do problema desde a adolescência, Márcia começou a freqüentar um dos grupos de comedores anônimos compulsivos da Igreja Bom Jesus no ano passado e já está conseguindo controlar a compulsão. ?A principal conseqüência de meu problema sempre foi a obesidade. Cheguei a ficar trinta quilos acima do meu peso normal?, revela. ?Sempre tive problema hormonal e esta era minha desculpa para estar engordando. Um dia, li uma reportagem sobre comedores compulsivos e assumi para mim mesma que tinha o problema.? ?Hoje, me abstenho dos alimentos que me geram compulsão e já consegui perder quinze quilos, estando vinte quilos acima de meu peso normal.?

Quem quiser mais informações sobre a compulsão por comida ou quiser participar dos grupos de comedores anônimos compulsivos deve ligar para (41) 9905-7953 e falar com Maria Tereza. As reuniões na Igreja Bom Jesus acontecem às 14h30 de quinta-feira e às 17h30 de sábado.

Voltar ao topo