Começou ontem a 21.ª edição da Festa do Vinho

Muito vinho e comida típica italiana estão à disposição do público na 21.ª edição da Festa do Vinho, que acontece no Bosque São Cristovão, no bairro italiano de Santa Felicidade, em Curitiba. A festa teve início ontem, às 19h, com distribuição gratuita de cerca de mil quilos de polenta pelo Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, e encerra-se amanhã, às 22h30.

Segundo o organizador do evento, Bortolo Amílton Benato, a festa teve início quando, há 21 anos, houve uma safra muito grande de uvas na região de Curitiba. “Muita uva foi produzida e não comercializada”, lembrou. “Então os produtores resolveram fazer vinho com o excedente e realizar a festa com a intenção de vender a bebida. O evento acabou se tornando uma tradição na cidade.”

Este ano, sessenta expositores, a maioria de Santa Felicidade, estão comercializando seus produtos na festa. “Um público de 400 mil pessoas está sendo esperado. A expectativa é de que sejam vendidos 3 mil quilos de frango, 3 mil quilos de polenta, 2 mil de risoto e 2 mil de macarrão, além do vinho.

O ingresso para a festa custa R$ 2,00. O dinheiro arrecadado deve ser revertido à igreja de Santa Felicidade. Hoje, os portões do bosque São Cristovão devem ser abertos aos visitantes às 11h.

Santa Felicidade

Em Santa Felicidade, existem doze produtores de vinho. Quatro vinícolas (Santa Felicidade, Dal”larni, Colonial e Durigan) são grandes e comercializam seus produtos. Na maioria das vezes, a uva é trazida do Rio Grande do Sul.

A arte de produzir vinhos costuma passar de pai para filho. É o caso do dono da vinícola Santa Felicidade, José Strapasson Filho, que é o representante da quarta geração a administrar o negócio. “Meu bisavô iniciou a vinícola em 1887. Hoje, começo a ensinar o trabalho a meu filho e meus sobrinhos”, afirma.

A vinícola Santa Felicidade produz vinho tinto e branco, seco e suave, e rosé suave. Os produtos são comercializados em todo Brasil. Este ano, na Festa do Vinho, estará vendendo 100 mil litros.

Voltar ao topo