A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já começa a colocar em prática o plano de expansão anunciado em abril. Esta semana está sendo realizada a sondagem a percussão em água que permite o reconhecimento do solo para dar início aos projetos de fundação das obras de ampliação.

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Em abril, anunciamos o Programa de Expansão dos Portos Paranaenses. Em maio, apresentamos o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado, aprovado em junho, já com essas alternativas de ampliação”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Segundo ele, com a atualização do documento que garante um crescimento estruturado, não há tempo a perder. O aquecimento da economia e o aumento da demanda pedem que o Porto cresça para melhor atender seus clientes, disse. “É isso que estamos fazendo, baseados em constante diálogo, transparência e estudos técnicos. Estamos cumprindo a missão dada pelo governador Beto Richa de transformar os Portos de Paranaguá e Antonina em plataformas logísticas do comercio exterior”, afirmou.

A empresa contratada para esse serviço é a Soloporte Construções e Comercio Ltda. Assinado na segunda metade de junho, o contrato com a Appa prevê 16 furos de sondagem a percussão em água, com comprimento estimado de 35 metros, sendo dez metros de lâmina de água e 25 metros de perfuração em solo (no fundo do mar).

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Segundo a Diretoria Técnica da Appa, o serviço permite conhecer e testar a resistência do solo para saber a profundidade necessária para uma estrutura estável. De acordo com os engenheiros da Appa, como os projetos de fundação são uma etapa importante para as construções de todo porte – quanto mais informações subsidiarem esses projetos, melhor.

Furos

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Inicialmente, serão feitos três furos no Píer de Inflamáveis, seis furos no extremo oeste do Cais Comercial, cinco furos no alinhamento de berço 212 (Corredor de Exportação) e dois furos no extremo leste. O serviço (considerando os furos e a consolidação dos dados coletados) tem prazo máximo de execução de 60 dias. O contrato tem valor de R$ 306 mil, pagos com recursos próprios da Appa.

Para atender a demanda crescente e ampliar a capacidade de operação do Porto de Paranaguá, entre as obras previstas estão a construção – a médio prazo – de um píer em “T” no Corredor de Exportação e um píer em “L” no Cais Oeste e, a longo prazo, o prolongamento do Cais de Inflamáveis. Após a sondagem, novos estudos e análises mais específicas serão realizados.