Começam obras na praça Tiradentes, no centro de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba começa nesta segunda-feira a obra de revitalização da praça Tiradentes, a mais antiga da cidade. Serão investidos R$ 1,1 milhão na iluminação especial e na colocação de novo piso, que melhorará a acessibilidade. Todo o trabalho terá acompanhamento de um arqueólogo da Universidade Federal do Paraná. "É uma obra necessária que, além de melhorar a imagem da região central, resgatará um marco da história de Curitiba", diz o prefeito Beto Richa.

A praça é o núcleo central da formação da cidade. Foi oficialmente denominada Tiradentes em 1889. Nela, são preservados registros importantes, como o pinheiro araucária, plantado em 1936 por Manoel Ribas, e que está até hoje na praça, além dos monumentos a Tiradentes, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e à República.

A maior intervenção será no piso da praça, hoje deteriorado e com problemas de acessibilidade em função, principalmente, das raízes expostas das árvores do interior da praça. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente permitirá a recuperação completa do piso, sem a necessidade de retirar as árvores.

O novo piso, com base de concreto, ficará elevado numa altura média de cinco centímetros. A elevação evita que as raízes das árvores atinjam o piso. O projeto também prevê rampas para facilitar o acesso e circulação de cadeirantes na praça. Também será refeito todo o calçamento de petit-pavé no entorno da praça.

O desenho original da praça Tiradentes, que é do inicio do século 20, será mantido. Vista de cima, o formato dos canteiros lembra uma estrela com uma rosácea no centro da praça. No entorno dos canteiros serão construídas muretas baixas. Todo o trabalho terá acompanhamento de um arqueólogo.

A iluminação da praça será reforçada, para dar mais segurança para a população e também para destacar os monumentos. As luminárias terão uma nova distribuição, melhorando a iluminação no interior.

Lembrada também pela população como praça dos ipês, árvores que contornam a Tiradentes proporcionando um espetáculo à parte na época da florada, a praça fica na confluência das ruas Cândido Lopes, Rosário, Cruz Machado e José Bonifácio.

A atual praça Tiradentes é o núcleo central da formação da cidade. Nela, são preservados registros importantes, como o pinheiro araucária, plantado em 1936 pelo então interventor Manoel Ribas (1873-1946), que está até hoje na praça, além dos monumentos a Tiradentes, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e à República.

Voltar ao topo