Começa sábado a campanha para vacinação das crianças

Começa neste sábado e vai até sexta-feira da semana que vem a campanha de atualização da vacinação das crianças. A ação tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal dos menores de 5 anos. Devem ser imunizadas 14 milhões de crianças em todo o País. As vacinas estarão disponíveis nas 18 unidades básicas de saúde municipais, das 8h às 17h. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, lembra que os pais devem levar o Cartão de Saúde da Criança.

Durante a campanha estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Novas vacinas

A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança. A partir de agora, aquelas que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil tomarão a primeira dose da vacina poliomielite inativada, de forma injetável, aos dois meses, e a segunda aos quatro meses. A terceira dose (seis meses) e o reforço (15 meses) continuam sendo ministrados com as duas gotinhas.

A vacina pentavalente é injetável e reúne numa única aplicação a proteção de duas vacinas: a tetravalente que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) e a vacina contra a hepatite B.

Voltar ao topo