Começa o recadastramento dos servidores nascidos em fevereiro

A partir desta segunda-feira (2), os servidores públicos estaduais da ativa, do Poder Executivo, com data de nascimento em fevereiro, devem providenciar a atualização de seus dados cadastrais. O prazo se encerra dia 28. No próximo dia 15, termina o prazo para os aniversariantes em janeiro.

Inicia-se também nesta segunda o período de recadastramento para os aposentados residentes em Curitiba, com aniversário em fevereiro, e ainda para os aposentados com data de nascimento em qualquer mês residentes nas regiões de Jaguariaíva, Wenceslau Braz, União da Vitória e Guarapuava, ou fora do Paraná. Para esses aposentados, o prazo é maior: termina em 30 de abril.

O recadastramento é obrigatório e faz parte do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, ParanaPrevidência e Celepar. O programa, lançado no final do ano passado, busca constituir um novo banco de dados do funcionalismo, com informações diversas e sustentado em ferramentas que possibilitem a atualização constante.

Datas

O processo de recadastramento ocorrerá ao longo de 2009. Os servidores da ativa devem se recadastrar no mês de seu aniversário. Aposentados têm um cronograma diferente – os prazos são maiores (três meses).

Os servidores da ativa devem providenciar a atualização cadastral pela internet, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br). O recadastramento é para todos os quadros, cargos e funções. Estão dispensados da atualização apenas os funcionários nomeados durante o ano passado, os trabalhadores temporários e os cargos em comissão sem vínculo.

Para os aposentados o processo se iniciou, em janeiro, para os moradores das regiões de Curitiba (incluindo Lapa), Ponta Grossa e Paranaguá. A sede da ParanaPrevidência, os núcleos regionais da Educação e as agências da Caixa Econômica Federal são os pontos de atendimento. Pessoas com dificuldade ou impossibilidade de locomoção poderão agendar visita de técnicos da ParanaPrevidência.

 

Acompanhe como o servidor deve proceder

Servidores da ativa devem acessar o www.portaldoservidor.pr.gov.br e clicar no ícone referente ao PAC-RH; aposentados devem acessar o www.paranaprevidencia.pr.gov.br.

Para acessar a página específica do recadastramento, será necessária uma senha – a mesma do sistema PR-Consig (de consignações – empréstimo com desconto no contracheque).

Na página, estarão relacionados todos os dados do servidor existentes em seu cadastro – endereço, número de dependentes, escolaridade, entre outros. Ele deverá confirmar ou alterar o que for necessário, e incluir informações novas que serão pedidas, como cursos realizados, estado de saúde e outros.

Concluído esse preenchimento, o sistema vai emitir ou um comprovante, confirmando que a atualização foi feita, ou protocolo, com uma relação de documentos que o funcionário deverá providenciar para comprovar os dados alterados ou as informações novas prestadas. Para os nascidos em janeiro e que devem providenciar o recadastramento entre os dias 19 e 31 deste mês, o prazo para a entrega dos documentos, na unidade de recursos humanos do seu órgão, será até 27 de fevereiro.

Aposentados, mesmo depois de concluído o processo pela internet, deverão se dirigir a um ponto de atendimento, com o protocolo e um documento de identificação, para confirmar o recadastramento. São pontos de atendimento a sede da ParanaPrevidência, agências da Caixa e núcleos regionais da educação.

Os servidores aposentados que precisarem poderão agendar visita de um técnico da ParanaPrevidência, para efetuar a atualização cadastral.

Informações são prestadas, aos servidores da ativa, nas unidades de recursos humanos dos órgãos públicos; aos aposentados, na ParanaPrevidência, ou nos seguintes telefones: (41) 3304-3737 ou 3304-3028.

No www.portaldoservidor.pr.gov.br, há fôlder informativo, manual de instruções e uma seção de perguntas e respostas, para as dúvidas mais comuns.