Começa mutirão para agilizar consultas de gastroenterologia

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou um mutirão para realizar 1.440 consultas eletivas iniciais de gastroenterologia até fim de outubro. As consultas serão feitas no Hospital Nossa Senhora das Graças, aos sábados, para pacientes com atendimento já agendado e informado pela Central de Marcação de Consultas.

Até o final de setembro, 864 pacientes que aguardam na fila de espera serão avaliados por médicos.Os demais 576, em outubro. A agenda de atendimento foi definida em parceria com o hospital. Entre os pacientes beneficiados pelo mutirão não há situações de urgência. Isso porque casos potencialmente graves não entram em fila de espera e são atendidos com prioridade. A Secretaria da Saúde oferta cerca de mil consultas regulares mensais de gastroenterologia.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, os mutirões de especialidades refletem o esforço da Prefeitura para tornar mais ágil o atendimento dos pacientes que, a partir do encaminhamento feito pelas unidades de saúde, precisam ter acesso a consultas médicas e exames. “A ideia é adequar a relação entre a capacidade instalada de oferta desses serviços e a demanda existente, melhorando a resposta da rede pública de saúde à sua clientela”, explica.

No primeiro semestre foram ofertadas ecografias pelo sistema de mutirão. Desde agosto, em parceria com o Hospital do Trabalhador, está em curso o mutirão de ortopedia. A meta é realizar 3,2 mil consultas até o final do ano. Nos dois primeiros sábados da iniciativa foram atendidos 640 pacientes. O Hospital do Novo Mundo também integrará o esforço a partir de outubro.

Ainda em setembro, em parceria com o Hospital Evangélico, será desencadeado o esforço para diminuir a fila e o tempo de espera na área de Cardiologia.

No ano passado ocorreram 804,2 mil consultas iniciais agendadas via Central. Elas geraram mais 1,5 milhão de consultas de retorno, elevando para cerca de 2,3 milhões o total de visitas a médicos especialistas ocorridas no período.