A Prefeitura de Curitiba e a comunidade do Moradias Nova República, Jardim Progresso, Andorinhas, São Fernando e Santa Mônica vão limpar o Rio Barigüi e plantar duzentas mudas de árvores num trecho de um quilômetro, no próximo sábado, a partir das 10h. O trabalho será feito no prolongamento da Rua Waldemar Cavanha, no Fazendinha.

“Será uma oportunidade para conversar sobre meio ambiente e conscientizar os moradores como evitar enchentes, por exemplo”, diz Celso Antunes, da Administração Regional do Portão. “Quando a gente envolve a comunidade, os moradores cuidam do que é feito. Esse tipo de parceria é fundamental para que não seja preciso refazer o serviço”, diz Arlindo Bruscatto, administrador da regional.

A iniciativa do próximo sábado tem o apoio de comerciantes e outros empresários do bairro. O supermercado Telêmaco Borba doou cestas básicas, que serão sorteadas durante o evento. Essa aproximação entre administração pública e empresariado, em benefício da comunidade do Fazendinha, começou em julho do ano passado, quando foram plantadas 1,2 mil árvores junto ao córrego Itatiaia. “Aproveitamos o contato com a população para conscientizar as pessoas para valorizarem seu ambiente, não apenas as árvores que serão plantadas, mas também lâmpadas da iluminação pública, coberturas de pontos de ônibus, escolas e creches”, diz Bruscatto.

A parceira se estendeu e possibilitou a execução da iluminação pública do Parque de Software, feita com apoio dos empresários. “A iluminação só ocorreria em 2003 e acabou sendo feita em cinco dias”, lembra Bruscatto. Os empresários doaram o material e a Prefeitura executou o serviço e faz a manutenção. “Estamos buscando o que o prefeito sempre pede: parcerias”, afirma o administrador. “Sinto que há uma consciência do empresariado em favor do social. Faltava apenas convite para participar”, comenta Antunes.

Entusiasta

O empresário Gilmar Pertile, da EBS Sistemas, é um entusiasta da cooperação entre a iniciativa privada e o poder público. “Vejo a parceria como a única solução. Você pode ficar reclamando, ou se associar para fazer as coisa acontecerem. As pessoas têm que participar. Esse é o caminho”, observa. Liderados por Pertile, os empresários do Parque de Software assumiram a limpeza dos terrenos da área. Agora, ele planeja criar um bosque-escola, numa área de 6 mil metros quadrados junto à creche Itatiaia e às escolas Prostário de Carvalho e Ditmar Brepel, onde estudam 7,5 mil crianças. “Vamos transformar o bosque numa área de aprendizado ambiental, inclusive para alunos de outras escolas”, promete.

continua após a publicidade

continua após a publicidade