Lançamento

Começa amanhã a Campanha da Fraternidade 2012

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, realiza nesta quarta-feira (22), ao meio-dia, a missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012 (CF-2012), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964. Em todo o país, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da campanha para os católicos, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo. 38,8).

De acordo com informações da CNBB, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, despertando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, além de mobilizar o sistema público de saúde por melhorias.

Ao todo, seis objetivos específicos detalham as reflexões que devem ser despertadas pela campanha. Segundo o texto-base, qualificar a comunidade para acompanhar a gestão pública e exigir a aplicação dos recursos com transparência , especialmente na saúde; e alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades, são algumas das ações esperadas.

Programação

Além da missa presidida por Dom Moacyr José Vitti, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, às 12h, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês realiza missa de distribuição de cinzas às 6h30 e às 19h; na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no centro, o padre Reginaldo Manzotti celebra missa às 7h, 12h e 19h.

Quaresma

Na Quarta-feira de Cinzas também começa o período da Quaresma para os católicos. Durante quarenta dias os fiéis se preparam para a Páscoa, por isso, esse período é reservado para reflexão e conversão espiritual. De acordo com a Igreja, nesses dias o cristão deve intensificar a prática dos princípios que norteiam a fé com o intuito de melhorar enquanto ser humano, intensificando a prática de boas ações.