Começa a substituição de lâmpadas

Castro – Confirmando a característica de administração municipal aberta a novas propostas, a Prefeitura de Castro acaba de dar início a mais um projeto pioneiro: o Reluz. Proposta de modernização da iluminação pública, oferecendo mais eficiência energética com economia no consumo, o programa começou a ser implantado no dia 16 de setembro e a previsão é de que pelo menos 2 mil e 500 pontos de luz ganhem maior eficiência até o final de outubro.

Oficialmente conhecido pelo nome de Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente, o Reluz é uma linha de crédito operacionalizada pela Copel que financia a substituição de equipamentos e lâmpadas por outros mais eficientes. Em Castro o resultado será uma redução de 20% dos gastos com energia e uma melhoria sensível na iluminação das ruas da cidade, onde as lâmpadas a vapor de mercúrio, já obsoletas e de baixo rendimento, estão sendo trocadas por lâmpadas de sódio, que iluminam cerca de 30% mais com o mesmo consumo de energia. A empresa Eletropoente já atendeu os bairros Araucária I, II e III e nos próximos dias a cobertura será feita em toda a área urbana.

“O Reluz é uma forma criativa que Castro encontrou para melhorar a segurança e o conforto de seus cidadãos e ao mesmo tempo reduzir os gastos com o custeio da iluminação pública”, afirma o prefeito Reinaldo Cardoso.

Voltar ao topo