Começa a semana mais importante para os católicos

Começa hoje a semana mais importante para os católicos. Após a preparação das cinco semanas na Quaresma, considerado um tempo de conversão por meio da oração, do jejum e da caridade, tem início a Semana Santa. Hoje acontece o Domingo de Ramos, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem.

“Com o Domingo de Ramos entramos na Semana Santa, que tem valor muito grande na fé cristã. Desde o século II já se relembrava esse acontecimento do mistério pascal, quando celebramos a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo”, afirma o padre Luiz Alberto Kleina, pároco reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba. Ele lembra que, no Domingo de Páscoa, as pessoas são convidadas a viver, como Cristo, uma vida nova.

Segundo Kleina, a Semana Santa não pode ser banalizada. Os cristãos devem reviver os próprios sentimentos que Cristo teve. “O mundo em que vivemos hoje é um mundo do consumismo, dos prazeres imediatos e das facilidades. E, diante do que o mundo oferece para os seres humanos, somos tentados a cair em situações que nos escravizam.

Diante dessa realidade, Cristo nos convida a não sermos escravos do pecado, mas sim livres, para vivermos a vida em plenitude. Na Semana Santa somos convidados a viver intensamente a liturgia, participando da celebrações, especialmente na quinta, na sexta, no Sábado de Aleluia e no domingo, para que possamos vivenciar todos os momentos que Cristo passou a dois mil anos atrás. Assim, poderemos reavivar a nossa fé, que dá sentido à nossa própria existência”, declara o padre Kleina.

Hoje, na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, haverá benção de ramos e celebração às 8h30 e uma missa às 10h com dom Moacyr Vitti, arcebispo metropolitano. Outra missa está marcada para às 18h. A programação da Semana Santa nas igrejas de Curitiba, com os horários de missas, já foi definida. Para maiores informações, consultar as paróquias.

Voltar ao topo