Com tapumes

Começa a segunda fase da reforma da Praça da Espanha

A partir desta sexta-feira (18) a Praça Espanha será fechada com tapumes para o início da segunda etapa das obras de reforma, que deve durar quatro meses. O local vai passar por uma revitalização geral, que inclui ampliação e melhorias do piso central, do palco, da iluminação, do paisagismo e da acessibilidade.

Durante o período das obras, a tradicional Feira de Antiguidades que acontece na praça aos sábados será realizada na Rua Coronel Dulcídio, em frente ao Restaurante Madero, e a Casa da Leitura Miguel de Cervantes permanecerá fechada.

Com a revitalização, o piso central da Praça Espanha será ampliado de 978 para 1,3 mil metros quadrados e ganhará iluminação embutida. A acessibilidade será melhorada com a substituição das calçadas externas por paver e a criação de rampas de acesso. O projeto prevê ainda manutenção da área do pergolado e do palco e instalação de um deque de madeira. Acima do palco, será instalada uma cobertura metálica.

Outros equipamentos da praça, como o chafariz, o parquinho e o Farol do Saber também passarão por manutenção. O paisagismo da praça será renovado, assim como a iluminação. Será feita ainda a substituição de toda a rede elétrica.

Na Casa da Leitura Miguel de Cervantes haverá reforma nas esquadrias, obras de acessibilidade nos sanitários, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias e do sistema de ar-condicionado.

O presidente da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha, Othon Accioly, diz que as melhorias são reivindicações antigas da comunidade. Em 2008 a associação enviou um requerimento à Prefeitura solicitando a revitalização da região.

Com projeto aprovado, as  obras foram divididas em duas etapas. A primeira etapa, finalizada no ano passado, foi a revitalização da Rua Carlos de Carvalho. “Esta é uma grande conquista da comunidade local. Com a revitalização e troca da iluminação teremos um local mais agradável, bonito e seguro”, afirma Accioly.

Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Roberto Colnaghi Ribeiro, a obra trará benefícios para a população que mora e trabalha naquela região. “A Praça Espanha é um ponto turístico e gastronômico da cidade e a reforma é um exemplo de trabalho em sintonia entre a administração municipal e a comunidade”, disse.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook