Começa a disputa por vagas no vestibular da UFPR

Começa hoje a disputa dos 43.509 candidatos por uma das 5.204 vagas ofertada no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na primeira fase do concurso, os vestibulandos irão responder 80 questões de conhecimentos gerais e conteúdos do ensino médio. As provas começam às 14h e os candidatos precisam chegar com uma hora de antecedência. Em Curitiba, serão 20 locais de provas e quatro em Palotina.

A prefeitura de Curitiba preparou um esquema especial de transporte coletivo e de orientação no trânsito para facilitar o deslocamento e acesso dos candidatos ao vestibular. Oito ônibus extras serão colocados a partir das 11h de hoje para atender os locais de provas.

Haverá ainda alteração no sentido de algumas ruas próximas a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do campus da UFPR no Jardim Botânico. As rotas podem ser conferidas através do site www.curitiba.pr.gov.br.

Além da carteira de identidade, o candidato precisa apresentar antes da prova o comprovante de ensalamento. Para esse concurso vestibular 2008/2009, a UFPR está ofertando 27% mais vagas que no ano passado. É que foram criadas 1.105 vagas em novos cursos e turnos, atingindo 80 opções de cursos.

Entre os mais concorridos estão Medicina (com 30,32 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (21,17 por vaga), Jornalismo (19,70 por vaga) e Direito Noturno (17,42 por vaga).

Do total de vagas do vestibular, 20% estão reservadas para alunos que estudaram integralmente em escola pública, as chamadas cotas sociais. Outros 20% são para cotas raciais, e haverá uma vaga extra em cada curso para portadores de deficiência.

A UFPR espera divulgar o resultado da primeira fase do vestibular até o dia 3 de dezembro. A estimativa do Núcleo de Concursos é que entre 14 mil a 15 mil candidatos sejam aprovados para a segunda fase, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro.

Hoje também acontece o processo seletivo, em fase única, da Escola Técnica da UFPR. São 3.051 candidatos inscritos no concurso. Estão sendo ofertadas 370 vagas distribuídas em três cursos que exigem ensino fundamental e seis que exigem ensino médio.

Os cursos mais concorridos são o de Informática (34,1 candidatos por vaga), Ensino Médio (13,19 por vaga) e Contabilidade (8,23 por vaga). Outras informações sobre os dois concursos podem ser obtidas pelo site www.nc.ufpr.br.