Colônia de férias, opção para julho

Julho é época de folga para as crianças e dúvidas para os pais. Os pequenos passam a ter o dia todo livre, enquanto os pais, na maioria das vezes, não conseguem estar presentes em casa no período em que normalmente as crianças estariam na escola. O resultado é a famosa combinação de televisão, chocolate e refrigerante. Para fugir dessa receita sedentária, os adultos buscam alternativas de entretenimento para os filhos.

“Não vou deixar ela em casa parada, não: semana que vem ela começa na colônia de férias”, conta Sandra Avelar, mãe de Fernanda Avelar, de 9 anos. A escolha da mãe parece ter agradado Fernanda. “É bom porque eu brinco e jogo”, conta a menina.

O vigilante Carlos Roberto Rosa também está pensando nas opções de entretenimento com os filhos para as férias de julho. Jennifer, 12, e Jonhatan, 8, entram em férias na próxima semana. Os parques da cidade prometem ser o roteiro mais visitado no período pela família. “Moramos perto do Tingüi, mas gostamos de passear aqui na Praça Osvaldo Cruz também”, diz Carlos, que espera no Parque pelo começo de um filme no shopping ao lado. “Vou ver Lilo e Stich e depois quero ver Starwars”, diz Jennifer.

Mas se o cineminha começar a durar toda tarde e for sempre encerrado com um lanche na praça de alimentação, cuidado! As férias escolares podem não estar cumprindo seu objetivo. O alerta é da psicopedagoga Isabel Parolin. “Férias é tempo para que a criança brinque. Passar o dia inteiro no shopping sentada, comendo, não é passeio como muitos pais pensam.”

Mas o massacre de atividades que muitos pais impõem aos seus filhos também é criticado pela psicopedagoga. “Não adianta forçar um ritmo assim nas férias, deixar a criança fazendo curso disso, curso daquilo. Férias é sinônimo de descanso, de brincadeira.”

Uma dos bons programas sugeridos por Isabel é a aproximação dos pequenos com os avôs e avós. “É sempre um período interessante para aumentar esse convívio.”

Voltar ao topo