Colégio Estadual será totalmente sustentável

A Secretaria da Educação está desenvolvendo um projeto para transformar o Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, no primeiro estabelecimento público de ensino totalmente sustentável do Estado, a partir de 2013. Para isso, o colégio vai aumentar a oferta de produtos orgânicos na merenda, garantir o gerenciamento sustentável de resíduos sólidos, da energia, da água e do saneamento, além de melhorar a acessibilidade. Da mesma forma, o projeto político pedagógico passa a ser focado na sustentabilidade.

O Colégio Estadual do Paraná é uma das 13 instituições de ensino tombadas pelo Patrimônio Cultural do Estado e foi inserido no Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública.

“Estamos reunindo diretores dos colégios tombados pelo Patrimônio Cultural para promover ações que beneficiem as comunidades escolares. O Projeto de Sustentabilidade é uma dessas ações”, diz o vice- governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

O projeto prevê ainda ações para preservação da memória e do patrimônio material, como a recuperação do parque olímpico (piscina e quadra de esportes) e a reestruturação do Museu Guido Straube, que dispõe de uma pinacoteca com obras de artistas como Theodoro de Bona e Poty Lazzaroto.

“Com o Projeto CEP Sustentável, vamos incluir desde as questões pedagógicas e da estrutura física da escola no conceito de sustentabilidade”, afirma a diretora Laureci Schmitz Rauth.

Voltar ao topo