Colégio Divina Providência elimina curso tradicional

Um dos mais tradicionais cursos de magistério do Paraná, o do Colégio Divina Providência em Curitiba, não será mais oferecido a partir de 2004. Desde 1963, a instituição, que este ano completou 100 anos, formou centenas de professores na capital paranaense.

O fechamento se deve à pouca procura pelo curso e ao fato de que, também a partir do próximo ano, o Divina vai fechar sua sede na Rua do Rosário, próxima ao Largo da Ordem, e passar a funcionar apenas no bairro Ahu com ensino infantil, fundamental e médio.

A última turma de magistério ingressou na instituição no ano 2000, com 25 alunos. Nove deles devem concluir o curso e participar da cerimônia de formatura, que será realizada no próximo dia 28. Em média, os novos professores têm 18 anos de idade.

“É uma dor muito grande saber que, a partir do ano que vem, o curso de magistério do Divina vai deixar de existir”, comenta a coordenadora pedagógica de estágio do curso de magistério do colégio, Loredana Ducci Olesko. “Ninguém consegue ver o Divina sem o magistério.”

Curso superior

Está previsto, no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que deve ser exigido dos professores de educação infantil e de primeira a quarta séries do ensino fundamental apenas o curso normal ou de magistério.

Entretanto, em disposições transitórias da lei, outro artigo diz que só seriam admitidos na educação básica professores com curso superior completo. Devido a isso, em 2000 o Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de 2007, não pudessem mais ser contratados docentes sem diploma de graduação.

A determinação, que já vem sendo apontada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como um erro de interpretação da lei, fez com que muitos professores, com medo de perder o emprego, se candidatassem a vagas em universidades e faculdades. “As pessoas estão se confundindo na interpretação da lei, porém os professores com magistério têm direito adquirido de continuar a lecionar”, diz Loredana. “Na minha opinião, os estudantes que iniciam magistério no ensino médio são muito mais preparados para exercer a função de professores.”

Voltar ao topo