Colação de grau vira superprodução

As formaturas promovidas em Curitiba estão deixando o amadorismo de lado para ganharem ares de superproduções. Segundo os organizadores, foi-se o tempo em que os estudantes deixavam baile e colação de grau de lado para ganharem uma viagem dos pais após a conclusão do curso superior. Atualmente, a maioria dos formados opta por festas completas e cada vez mais luxuosas.

Segundo o proprietário da empresa de formaturas Vida Jovem, Paulo Sillas, que está há seis anos no mercado, os eventos estão ganhando ares hollywoodianos, em que os formandos são as estrelas principais e podem desfrutar de seus quinze minutos de fama. “As formaturas estão se transformando em verdadeiros espetáculos teatrais protagonizados por não-atores”, comenta. “Ano após ano, ganham cada vez mais glamour e sofisticação.”

Paulo conta que os estudantes, sejam eles de cursos superiores ou último ano do ensino médio, são bastante exigentes e geralmente desejam fazer da formatura um momento único e inesquecível da vida. “Muitas vezes, eles não sabem direito como querem que seja a festa”, afirma. “Então a empresa apresenta uma série de opções, porém são eles que dão as ordens e decidem tudo o que vai ser feito. Apenas executamos e cuidamos para que tudo saia da forma mais perfeita possível.”

Cenários

Nas formaturas de antigamente, o palco do local da coleção de grau era decorado de forma simples por estudantes voluntários e com boa vontade. Hoje, as colações possuem cenários específicos para cada curso e turma que se forma. “Os cenários são personalizados e com cores específicas para cada curso”, explica a dona da Cia. Mega Formaturas e Eventos, Greyce Muniz Fritoli, há 12 anos no mercado. “Os estudantes, cada vez mais, buscam eventos e acessórios diferenciados.”

Nos bailes, a decoração dos salões não fica mais só por conta de flores e balões coloridos. Em muitos casos, as festas são abrilhantadas por cascatas de fogos, acessórios em neon e gelo seco. Para animar os convidados, existem dezenas de bandas especializadas em bailes de formatura, que tocam diferentes estilos, como rock, MPB, pop, música clássica ou axé, sertanejo e pagode, dependendo do gosto (ou falta de) da turma que se forma.

Especialização

Tanto a colação quanto o baile exigem uma equipe composta por uma série de funcionários especializados, entre eles produtor, fotógrafo, organizador, cinegrafista, operador de som, garçons, artistas plásticos e recepcionista. “O setor de formaturas também emprega muita gente”, diz Greyce. “No mínimo, para uma formatura de pequeno porte, no dia da colação ou do baile utilizam-se os serviços de cerca de trinta pessoas.”

Os preços das formaturas são bastante variáveis, pois dependem do número de formandos, do número de convidados e dos locais onde serão realizados o baile e a colação de grau.

Formandos guardam lembranças

Cintia Végas

Para os estudantes, o momento da formatura deve ser especial. Depois que a festa termina, eles guardam com carinho fotografias, lembrancinhas do baile e fitas de vídeo.

A jornalista Edilmeri de Oliveira Costa dos Santos, de 26 anos, que passou pela experiência em setembro do ano passado, revela que a colação e o baile são momentos bastante emocionantes e de agradecimento aos pais, que na maioria das vezes foram as pessoas que presenciaram a dedicação dos filhos e lutaram durante anos para que estes pudessem ter um diploma. “Ao contrário de uma viagem, que pode ser feita em outras épocas da vida, o momento da formatura é único”, declara.

Edilmeri fez parte da comissão de formatura de sua turma e acredita que gastou cerca de R$ 3 mil com baile, colação, roupas, convites, gasolina e outros detalhes. Porém, acha que o empenho e o sacrifício financeiro valeram a pena.

Expectativa

O estudante de Turismo e Hotelaria Wilmar Malaguti, 28, vai se formar em junho e tem muitas expectativas em relação ao evento. Para ele, o momento da formatura marca o início de uma nova fase da vida e é uma das últimas vezes em que os estudantes de determinada turma conseguem estar todos reunidos.

“Minha turma contratou uma empresa organizadora e está acompanhando passo a passo tudo o que está sendo feito para que o baile e a colação sejam perfeitos. Acho que vai ser um momento muito especial”, diz Wilmar, que também faz parte da comissão de formatura.

Voltar ao topo