Cohab convoca famílias para receber casa própria

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) convoca 213 famílias das Vilas Ulisses Guimarães, no  Pinheirinho; Formosa, no Novo Mundo; Terra Santa, no Tatuquara; Xisto, no CIC; Esmeralda, Mariana e Rex, no Xaxim, para que compareçam na antiga sede da Companhia, nos dias 9 e 10 de agosto, para a assinatura de contratos da casa própria.

A antiga sede da Cohab fica na rua Vicente Machado, 1.456. No dia 9 o atendimento será no período da tarde (das 13h às 17h30) e no dia 10, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17h30.

Um sorteio realizado na segunda-feira (30) definiu a ocupação das 213 unidades habitacionais que compõem o Moradias Boa Esperança II, empreendimento construído no Tatuquara para reassentar famílias de áreas de risco cadastradas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Participaram da escolha das casas e sobrados moradores das Vilas Ulisses Guimarães, no  Pinheirinho; Formosa, no Novo Mundo; Terra Santa, no Tatuquara; Xisto, no CIC; Esmeralda, Mariana e Rex, no Xaxim.

No sábado (28) as famílias participaram de uma visita ao conjunto, ocasião em que além de conhecer o empreendimento, puderam anotar a localização dos imóveis de sua preferência, com objetivo de efetivarem a escolha no dia do sorteio. O Boa Esperança II, situado na rua João Goulart, é formado por sete casas térreas e 206 sobrados de dois quartos.

O sorteio que definiu a ocupação aconteceu em sete etapas. O primeiro grupo a escolher as moradias continha pessoas com deficiência física e cadeirantes, para quem foram destinadas casas térreas adaptadas. Em seguida foi a vez dos idosos com laudo médico indicando dificuldade de locomoção, grupo que pode escolher as demais casas térreas. O terceiro grupo foi composto por pessoas com outras deficiências, como auditiva, visual e mental.

Na sequência foram chamados os demais idosos, enquanto o quinto grupo foi formado pelas famílias numerosas e com opção de comércio, para quem foram reservados os sobrados de esquina, cujos terrenos são maiores para uma possível ampliação. Por fim, foram sorteados os moradores que fizeram opção por escolher os vizinhos e o último grupo a ser sorteado foram os que não se encaixaram em nenhuma categoria anterior.

O Moradias Boa Esperança II situa-se no Tatuquara, em região que tem recebido um grande volume de investimentos e está entre as que mais cresce na cidade. O conjunto, em fase final de obras, foi construído com investimento de R$ 8 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida. Nos próximos dias 9 e 10, as famílias que escolheram as unidades vão assinar os contratos e a partir do dia 11 começa a ocupação dos imóveis.