Coep realiza curso para preparar alfabetizadores

No Brasil, segundo dados de 2001 do Ministério da Educação, 12,4% dos brasileiros não sabem ler ou escrever. No Paraná, de acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Secretaria de Estado da Educação, cerca de 650 mil pessoas, no meio urbano e rural, não são alfabetizadas.

Com o objetivo de transformar essa realidade, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida no Paraná (Coep/PR) iniciou ontem, no auditório do Banco do Brasil, em Curitiba, um curso gratuito de formação de alfabetizadores. Com 40 horas de aula, o curso termina no próximo dia 25 e conta com 27 participantes.

“No Estado, 48 entidades públicas são integradas ao Coep. Fizemos uma divulgação do curso dentro destas entidades e os funcionários interessados se candidataram a participar”, conta a secretária executiva do Coep-PR, Conceição de Maria Contin. “Aceitamos pessoas de idades e profissões bastante diversificadas.”

Após o término do curso, os participantes estarão capacitados a se tornar multiplicadores de conhecimentos. Vão poder, como voluntários, contribuir para baixar os níveis de analfabetismo de jovens e adultos em comunidades carentes de Curitiba e de outros municípios brasileiros.

“As pessoas que precisam do auxílio dos alfabetizadores formados pelo Coep-PR são identificados através de igrejas, associações de classe, clubes de serviços e outras entidades”, explica Conceição. “Elas são alfabetizadas, recebem um certificado e são encaminhadas a centros educacionais como sendo semi-alfabetizadas.”

Voltar ao topo