Todos os motoristas e cobradores da Linha Turismo participaram no final do ano passado da primeira aula do curso de Técnicas de Atendimento ao Turista Estrangeiro.Segundo o instrutor do curso, Daniel Delgado-Saldívar, eles aprenderam palavras e expressões básicas para montar mecanismos e dar respostas ao turista sem precisar pensar na língua dele.

O curso foi uma realização da diretoria de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a Urbs, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo.

“Participaram 45 cobradores e motoristas e dois funcionários dos pontos de visitação da Linha Turismo”, informou Cléa Mara Félix, consultora do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

A Linha Turismo percorre os parques e outros pontos turísticos de Curitiba. A tarifa custa R$ 8 e dá direito a quatro embarques. Os participantes do curso receberam informações sobre os tipos mais comuns de turista estrangeiro (mochileiro, classe média, negócios, alta renda), sobre os conhecimentos que eles têm do Brasil (preconceitos, mitos, e medos), suas expectativas (limpeza, sorriso, boa vontade, cumprimento, pontualidade) e como identificar o grau de satisfação deles.

“O curso ajudou muito, deu orientações precisas para nós. Esse inglês básico para a gente é importante, aumentou nossa bagagem, com resultados no atendimento ao turista”, disse o motorista Levy Lopes.

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