Clube promove Encontro de Gatos em Curitiba

Que cachorro, que nada. Para o grupo que se reúne hoje, das 9h às 17h, no Círculo Militar, Centro de Curitiba, são os gatos e não os cães os nossos melhores companheiros. E vá discutir com eles. O grupo, fiel e apaixonado pelos bichos, existe há dois anos e leva o sugestivo nome de Clube do Gato. Conta atualmente com mais de 50 sócios, que promovem o 1.º Encontro Nacional de Gatos de Raça do Paraná.

Segundo a presidente do Clube, Vera Gabardo, 58 felinos estão inscritos no encontro, que vai dar prêmios aos melhores de cada raça: bengal, siamês, sagrado da Birmânia, cornish rex e persa, entre outros. Uma especialista com experiência internacional foi escolhida pelo Clube para avaliar quesitos como cor e tipo da pelagem, olhos, porte e estrutura física.

A tarefa da juíza não vai ser nada fácil . Entre os concorrentes, estão animais que podem alcançar um valor de até R$ 3 mil no mercado. “Esses animais mais caros são descendentes diretos de grandes campeões. A linhagem conta muito em uma competição”, explica Vera.

Apesar da “nobreza”, os felinos não exigem tantos cuidados. Os gastos básicos são com a alimentação (ração seca) e com vacina. Na opinião dos criadores, os gatos também são mais independentes que os tradicionais rivais, os cachorros. “Eles dão muito afeto para os donos e exigem pouco. Não ficam deprimidos e tristes como os cães”, garante Vera. (GV)

Voltar ao topo