Cliente da Caixa Econômica enfrenta filas

Desde segunda-feira com o sistema fora do ar, a Caixa Econômica Federal está causando tumulto entre os clientes de Curitiba que tentam sem sucesso utilizar os serviços bancários. Segundo Eupídio de Oliveira Júnior, cliente da Caixa, não é a primeira vez que ocorre esse tipo de transtorno. “O problema tem uma freqüência de duas para cada dez vezes que venho ao banco”, argumenta. Ele estava desde segunda tentando sacar dinheiro nas agências da Água Verde e da Praça Zacarias. Só conseguiu durante a tarde de ontem, na segunda tentativa do dia.

Os transtornos causados em decorrência de falhas no sistema chegam a mexer até com o bolso do cliente. “As pessoas que porventura perderam o prazo para o pagamento de contas e sofreram com o acréscimo de juros, podem acionar o Procon”, explica a advogada Sheila Christi, especialista em direito do consumidor. Segundo Christi, as reclamações não param por aí. “As filas que os clientes da Caixa estão enfrentando nestes dias ferem a Lei Municipal 10.283, que estabelece a espera pelo atendimento bancário em no máximo 20 minutos em dias normais e em até meia hora nos dias subseqüentes a feriados prolongados”, informa a advogada. O difícil para o cliente é provar a permanência superior na espera pelo atendimento. “O que os clientes podem fazer nesses casos é pedir que um funcionário do banco assine o papel da senha, no momento de entrada e no momento em que for atendido, indicando o horário em que foi atendido”, orienta Sheila.

Além do Procon, o cidadão pode fazer reclamações contra os bancos para a Prefeitura, pela linha 156. O Paraná-Online não obteve resposta da assessoria da Caixa até o fechamento desta edição.

Voltar ao topo