Clássicos da literatura ao alcance dos internautas

Com a democratização do computador e do uso da internet, não é mais preciso ir a uma biblioteca ou livraria para ler um livro de William Shakespeare, Miguel de Cervantes ou Machado de Assis. Obras completas estão disponíveis em sites especializados ou não em literatura, páginas e mesmo portais de provedores. O assunto foi tema de palestra proferida ontem, na reitoria da UFPR, em Curitiba, pelo professor de teoria literária Rogério da Silva Lima, da Universidade de Brasília.

A disponibilização de grandes obras pela internet teve início no fim dos anos 90 e, nos últimos três anos, vem aumentando cada vez mais. Segundo Rogério, o meio virtual está contribuindo com a difusão de determinadas obras, muitas vezes consideradas raras por já estarem esgotadas nas livrarias e estarem presentes em pouquíssimas bibliotecas.

“Por meio da internet, de forma rápida, é possível acessar grande número de títulos”, afirma o professor. “Os sites permitem que os interessados tenham acesso a trechos completos de livros nacionais e estrangeiros, inclusive traduzidos para o português. Os clássicos migraram para dentro da internet e muitas obras estão disponíveis.”

As obras presentes na internet facilitam a vida de moradores de cidades pequenas, em que não existem grandes bibliotecas, estudantes (principalmente das áreas de Letras e Comunicação), professores e pesquisadores. “É muito benéfico para as pessoas que trabalham com literatura, pois a pesquisa acaba facilitada e mesmo a percepção de determinadas obras acaba sendo transformada”, diz o professor.

Alguns sites também promovem discussões sobre as obras disponibilizadas, permitindo a troca de informações e a aproximação entre os leitores. Entretanto, não são apenas obras literárias que estão presentes na íntegra ou de forma parcial na internet. Os interessados podem acessar livros de Direito, História, Antropolgia, entre outras áreas.

Voltar ao topo