Ciro chega a 28% e se aproxima de Lula

O candidato da Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT) à presidência, Ciro Gomes, continua em curva ascendente e está a cinco pontos de Luiz Inácio Lula da Silva (da coligação formada por PT – PL – PC do B – PMN – PCB ), que, por sua vez, encontra-se em curva descendente, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha nesta terça-feira, 30 de julho de 2002.

A pesquisa também mostra o fortalecimento do candidato do PPS no que se refere à intenção de voto espontânea e a um hipotético segundo turno e revela que ele continua sendo o que atinge menor taxa de rejeição.

Ciro tinha 11%, segundo pesquisa realizada no dia 7 de junho; o candidato ganhou sete pontos percentuais em 28 dias, chegando a 18% em levantamento realizado nos dias 4 e 5 de julho, e agora conquista mais dez pontos, atingindo 28% das intenções de voto. Lula tinha atingido 43% em 14 de maio, caiu para 40% na pesquisa de junho, oscilou para 38% no início de julho e, tendo perdido cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, chega agora a 33% das intenções de voto.

José Serra (da coligação PSDB – PMDB), que na última pesquisa dividia a segunda colocação com Ciro Gomes, perdeu quatro pontos em relação ao levantamento anterior, caindo de 20% para 16%, e ocupa agora o terceiro lugar. Anthony Garotinho (PSB ? PGT – PTC) oscilou de 13% para 11%, ficando na quarta colocação.

O Datafolha ouviu 2477 eleitores brasileiros em 127 cidades do país, e a margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando-se o total da amostra.

Em virtude da margem de erro, o real percentual de intenção de voto em Lula situa-se em um intervalo que vai de, no mínimo, 31%, a, no máximo 35%; o candidato do PPS, por sua vez, pode ter entre 26% e 30%.

Zé Maria (PSTU) tem 1%; Rui Costa Pimenta (PCO), embora citado, não chega a atingir essa marca. O percentual de eleitores brasileiros que votariam em branco ou anulariam o voto é de 5%, e a taxa dos que se declaram indecisos é de 6%.

Em uma situação sem Garotinho, cuja renúncia vem sendo cogitada, a pesquisa mostra empate técnico entre Lula, com 35%, e Ciro, com 32%. Nesse cenário José Serra teria 19%.

Fonte: DataFolha

Voltar ao topo