Cindacta festeja Semana da Asa com exposição

O 2.º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) iniciou ontem, no Shopping Estação, em Curitiba, a exposição Sua segurança é nossa missão. Segundo o coronel Benedito Fagundes, o evento visa comemorar o 21.º aniversário do Centro, além do Dia do Controlador Aéreo. “Todos os anos, na Semana da Asa, realizamos esta exposição. Nosso objetivo é levar ao público externo a atividade de controlador aéreo e a proteção que esta função dá às pessoas que utilizam o avião como meio de transporte”, disse, convidando a todos para apreciar a exposição que fica no shopping até o próximo dia 1.º de novembro.

Na exposição é possível ver em tempo real como é feito o controle de tráfego no Aeroporto Afonso Pena. Também são mostradas as técnicas e aparelhagem usada pela Aeronáutica em caso de necessidade de resgates. Outro tópico interessante é a demonstração das técnicas de meteorologia, muito utilizadas para a avaliação da segurança em pousos e decolagens. “O controlador de tráfego aéreo pode ser militar ou civil. No caso militar, ele faz um curso de um ano e meio em Guaratinguetá (SP). Depois é levado para a torre de controle, centro de controle de aproximação ou para o centro de controle de área. Num desses três locais ele vai se especializar”, explicou o chefe da divisão do Cindacta II, tenente-coronel Almir Santos.

O oficial ressaltou que o Cindacta II é responsável pela proteção do espaço aéreo nacional e pelo controle de tráfego aéreo. “O Cindacta II responde pelo controle nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul . É uma área de 1.350 quilômetros quadrados”, destacou.

Integrantes do Cindacta II estão disponíveis no local da exposição para dar explicações sobre as atividades da corporação.

Voltar ao topo