Cientistas da América do Sul se reúnem em Curitiba

Cientistas e pesquisadores de diversos países participam hoje, em Curitiba, da abertura de um encontro que pretende integrar universidades e institutos de pesquisas da América do Sul. É a 1.ª Reunião Científica do Amsud Pasteur. O Amsud é sigla espanhola do Programa de Co-operação Científica entre Instituições da América do Sul. O encontro vai reunir durante dois dias cerca de 70 pesquisadores dos países integrantes do Amsud e o Instituto Pasteur.

A pauta principal do encontro será a interação entre patógeno e hospedeiro, mas a reunião de Curitiba também terá papel importante para a definição de projetos que vêm sendo estabelecidos pela instituição, que surgiu como uma iniciativa de cooperação científica e tecnológica entre instituições acadêmicas e científicas de países da América do Sul e o Instituto Pasteur de Paris.

A organização do encontro em Curitiba é de responsabilidade do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), órgão que é fruto de uma associação entre a Fundação Oswaldo Cruz e o governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Pólo biológico

O programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de um pólo biológico, biomédico e biotecnológico que contribua para impulsionar a integração de universidades e institutos de pesquisa do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile com parceiros europeus, particularmente com o Instituto Pasteur de Paris.

Essa associação visa propiciar a formação e qualificação de recursos humanos de alto nível técnico-científico bem como a promoção de programas regionais de investigação e de desenvolvimento biotecnológico de alto impacto e excelência científica.

A rede está operando desde o ano de 2000 e já se constitui na maior rede de pesquisa biomédica da América Latina (e uma das maiores do mundo), com aproximadamente cinqüenta instituições, vinculadas a seis diferentes países (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e França).

Além de atividades centradas na formação de recursos humanos, a rede está atualmente estabelecendo os primeiros projetos de pesquisa, nos quais serão alocados recursos superiores a 4 milhões de euros. Os debates da reunião científica estarão acontecendo no Hotel Mabu.

Voltar ao topo