“Ciência em Peça” é destaque na Semana da Tecnologia em Londrina

Entre as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve início nesta segunda-feira (20) e se encerra no próximo domingo (26), uma atração de teatro está mexendo com a curiosidade de estudantes. Na programação de todos os dias da semana, o Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresenta, no auditório do colégio Adventista de Londrina, o espetáculo A Ciência em Peça, com apresentações em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h. A peça ainda voltará a ser encenada nos dias 30 e 31 de outubro, com apresentações nos mesmos horários.
 
A peça, encenada por estudantes estagiários do museu (dos cursos de Física e Química da UEL), conta com direção de Everton Bonfim, integrante da Companhia Teatro de Garagem de Londrina e traz, aos alunos de escolas públicas e particulares, mais um atrativo para aprender e entender ciência. “Usamos situações do cotidiano, onde a química e a física estão presentes para explicar os fenômenos ao público”, afirmou o físico Ferdinando Zapparoli, um dos idealizadores do evento.
 
Segundo Zapparoli, a peça mostra o que acontece em determinada situação, que pode parecer algo natural, e que muitas vezes nos perguntamos como aquilo acontece. “Uma das cenas, por exemplo, é uma menina que se machuca e usa água oxigenada na ferida. Ali, nós mostraremos qual a reação química que acontece”, apontou o físico, que citou momentos em que a física está presente, como o salto e o giro de uma bailarina.
 
A entrada para a peça é franca. As escolas e grupos interessados em assistir a peça devem agendar data e horário através dos telefones do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, 3371-4804 ou 3371-4805. O auditório do colégio Adventista de Londrina fica na Avenida Universo, 184. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é organizada pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento (Codel) e Secretaria de Educação.