Funcionários das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba que trabalham com educação ambiental participaram ontem, em Araucária, do 3.º Encontro Intermunicipal sobre Educação Ambiental. A Embrapa Florestas e as prefeituras de Piraquara, Quitandinha e Araucária estão organizando estes encontros bimestrais com o objetivo de juntar esforços para elevar a qualidade e abrangência das ações ambientais, promovendo também a troca de experiências entre os municípios.
Por enquanto, não surgiu nenhuma ação conjunta, apenas isoladas. Com a realização de outros encontros, a perspectiva é estabelecer consórcios intermunicipais de educação ambiental.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Lucínio Leônidas Grebos, Araucária também iniciou o processo de Construção da Agenda 21, que tem como desafio a superação dos problemas ambientais por meio da participação da população e da construção de um novo modelo de desenvolvimento.
Entre os projetos que já estão sendo executados no município tem o Vale Vida, que consta da entrega de uma muda de árvore para a mãe que vai pela primeira vez vacinar o seu filho. A idéia é selar um compromisso com as crianças que acabam de nascer. E, as famílias ribeirinhas que coletam resíduos sólidos que podem ser reciclados, recebem em troca alimentos. Cada cinco quilos de resíduos é trocado por um quilo de alimento. O Rio Iguaçu chega na cidade poluído principalmente por resíduos vindos de Curitiba, mas algumas famílias ribeirinhas já estão inseridas no processo de limpeza do rio.
A Embrapa Florestas, junto com a Prefeitura de Quitandinha, realizou um treinamento com professores de nove escolas da cidade, com intuito de despertar a consciência ambiental e estabelecer um diagnóstico dos principais problemas. No Rio da Várzea, o principal que corta o município, foi verificado problemas como: extração de areia, esgoto, óleo e redução áreas verdes. Alunos e professores da Escola Estadual Eleotério Fernandes de Andrade já estão colocando em prática o que aprenderam sobre educação ambiental. Eles estão visitando a população ribeirinha para fazer sobre a importância de manter o rio limpo. O trabalho é apoiado tanto pela Embrapa como pelas secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.
Durante o encontro de ontem foram apresentadas experiência de Araucárias e também ocorreram oficinas de reciclagem de pet e lata e também de jornal e filtros de café, apresentado pelo projeto Da Rua para a Escola, da Secretaria Municpal de Educação e Cultura de Quintandinha. Os participante percorreram a trilha ecológica do Parque Cachoeira, onde ocorreu o evento.


