Ciclista mineiro busca recorde

Na estrada desde 1994, o mineiro de Juiz de Fora Éber de Souza, de 46 anos, esteve de passagem por Apucarana nesta semana. Viúvo e pai de dois filhos, o aventureiro busca há quase 10 anos entrar para o Guinness Book of Records (Livro Guinness dos Recordes) como o único ciclista em todo o mundo a percorrer mais de 5 mil municípios diferentes. Até chegar a Apucarana, o ciclista já percorreu mais de 4.600 municípios brasileiros, ultrapassando a barreira dos 370 mil quilômetros rodados. “Este sonho partiu de um desafio proposto por uma grande empresa de refrigerantes que, na época, lançou um desafio para premiar uma pessoa com uma viagem à Copa do Mundo de Futebol”, explica. Na oportunidade, em 1994, o então mestre de bateria de escola de samba perdeu o desafio para um canadense, que ao longo dos anos já havia acumulado mais quilometragem ciclística que ele. “A partir de então não parei mais de viajar em busca do recorde e de cultura. Por todas as cidades que passo procuro saber sobre a origem do povo, da colonização e da política atual, levando fotos e documentações na bagagem”, conta.

Literatura

Com muitas histórias para contar, Éber de Souza diz ser amigo de mais de 250 mil caminhoneiros em todo o País e pretende editar um livro sobre sua saga. “Ainda não sei se um dia vou parar, mas o próximo projeto que tenho é a edição de um livro, que vai ter como título Por que não antes?, onde vou trazer muita coisa do que vivi e estou vivendo nesses anos de estrada”, diz.

Pelo menos uma vez por ano ele retorna a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. “Lá tenho a oportunidade de rever minha família e pessoas que me dão apoio para continuar conhecendo cada um dos municípios de nosso imenso Brasil”, finaliza. Nesses quase 10 anos de aventura, Éber de Souza já trocou de bicicleta quatro vezes e perdeu as contas de quantos pneus teve que comprar. “Também tive muitos problemas com assaltos, quando os bandidos, em geral menores de idade, deixaram-me em dificuldades”, relata. O destino do ciclista agora é a região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, de onde segue para Ourinhos e todo o interior paulista.

Voltar ao topo