Chuvas para o bem e para o mal

A cidade de Itapoá, no litoral norte de Santa Catarina, ficou praticamente ilhada durante todo o dia de ontem. O acesso à cidade, a partir da Estrada Cornelsen, foi interditado na quinta-feira e, até o fechamento desta edição, nenhum veículo podia passar pelo local.

Os cerca de 280 milímetros de chuva que caíram no município desde a última terça-feira também provocaram outros alagamentos, que deixaram pelo menos 300 pessoas desabrigadas, principalmente no Balneário de Barra do Saí.

“Estamos com 160 pessoas alojadas em um abrigo provisório”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itapoá, Antônio Edival Pereira. Segundo ele, o município decretou situação de emergência e está aceitando doações, principalmente de materiais de limpeza, como água sanitária, vassouras e papéis higiênicos, que podem ser enviados ao Corpo de Bombeiros da cidade.

A interdição da Estrada Cornelsen – o único acesso asfaltado à cidade – aconteceu porque o nível da água chegou a cerca de 1,5 metro em um trecho de quase um quilômetro de extensão, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) do Paraná.

Os policiais do posto da PRE em Guaratuba estavam recomendando, ontem, que os motoristas que fossem para Itapoá tentassem desviar pela Estrada da Serrinha, que começa em Garuva (SC). Mas, à tarde, os policiais já alertavam que alguns caminhões que tentaram o desvio estavam atolando.

Os rios que transbordaram foram o Saí-Mirim e o Saí-Açu. Além da Barra do Saí, os bairros Samambaial e São José, mais alguns loteamentos próximos aos rios foram bastante afetados, de acordo com a Defesa Civil.

Cataratas

O alto volume de chuvas que caiu na região oeste durante a semana provocou um aumento na vazão das Cataratas do Iguaçu e no vertedouro de Itaipu. De acordo com a assessoria de imprensa da usina, o vertedouro despejava 1,4 mil metros cúbicos de água por segundo na tarde de ontem.

Um volume semelhante ao que as cataratas despejam normalmente, entre 1,2 mil e 1,5 mil metros cúbicos por segundo. Nas cataratas, o volume também era muito grande no início da tarde de ontem, com 4,3 mil metros cúbicos por segundo.

No dia 4, as cataratas tiveram uma vazão de 7,6 mil metros cúbicos por segundo. Um fenômeno também grandioso podia ser observado na confluência entre os rios Paraná e Iguaçu, no Marco das Três Fronteiras. Normalmente nesse local chegam 11 mil metros cúbicos de água por segundo, mas hoje o volume era de 16 5 mil metros cúbicos.