Litoral

Chuvas atingem mais de 5 mil pessoas e já passam de 68% do previsto para o mês

Foto: Divulgação/AEN

Cinco mil pessoas foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias em Guaratuba, no Litoral do Paraná, segundo a Defesa Civil da cidade. Nesta segunda-feira (18), 150 pessoas ainda permaneciam abrigadas no ginásio de esportes, sem previsão de quando vão poder retornar para suas casas. E apesar de as áreas de alagamento já estarem baixando, a prefeitura informou que a semana vai começar sem aulas em um centro de educação infantil e em uma escola.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Embora a chuva tenha sido forte em todo o Litoral neste fim de semana, o impacto maior foi em Guaratuba, onde a força da maré ajudou a deixar praticamente todas as regiões da cidade embaixo d’água. De acordo com o Simepar, desde a última quinta-feira (14) até domingo (17) choveu na cidade 201,8 mm, o equivalente a 68% da média para o mês na região, que é de 294 mm.

Tanta chuva deixou ainda outras 450 pessoas desalojadas, que foram para a casa de familiares e amigos. Ao todo, foram 1,2 mil casas afetadas. Conforme a Defesa Civil, não houve deslizamentos e nem pessoas feridas.

+Leia também: Abandonada, Praça Eufrásio Correia pode virar boulevard gastronômico junto com Osório

Mesmo assim, equipes do órgão terão um dia intenso de trabalho nesta segunda. Desde cedo, eles percorrem os pontos mais afetados de Guaratuba, como o bairro Mirim e o balneário Piçarras, para calcular os estragos. O Corpo de Bombeiros ajuda nas vistorias, que só devem acabar no fim da tarde.

Em vídeo publicado na página da prefeitura de Guaratuba no Facebook domingo, o prefeito Roberto Justus (DEM) informou que ainda muitas outras família foram afetadas, mas preferiram não deixar suas casas por medo de saques.

Nesta segunda, uma escola, o Colégio 29 de Abril, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixinho Dourado estão com atividades suspensas. De acordo com a prefeitura, entrou água nas salas destes imóveis.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Doações

A grande quantidade de doações que tem chegado ao ginásio municipal de esportes Governador José Richa tem segurado a necessidade de a prefeitura decretar estado de emergência em Guaratuba.

No entanto, a prefeitura mantém o pedido das doações, inclusive de materiais de limpeza e higiene pessoal. As doações devem ser entregues diretamente no ginásio, na Rua Nicola Abage, das 8h às 18h.

Golpistas utilizam seus dados para faturar grana na rodoviária. Cuidado!