Chuvas fortes diminuem em Santa Catarina mas atingem outros três estados

A previsão do tempo para Santa Catarina é de pouca chuva para as próximas 48 horas, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). O sol deve voltar a aparecer no estado no fim de semana, com temperaturas elevadas.

Até sexta-feira (28), deve chover de 30 a 35 milímetros na Grande Florianópolis e na região do Vale do Itajaí, a mais atingida pelos temporais. No último fim de semana, o volume de chuvas em 24 horas chegou a 283 milímetros em algumas cidades do estado.

Apesar da redução da intensidade das chuvas, a Defesa Civil estadual alerta para o risco de deslizamentos nas áreas atingidas pelos recentes temporais. “O solo muito encharcado pode sofrer novos deslizamentos nas áreas já afetadas”, de acordo com o comunicado do Ciram.

Já nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo, o alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) é de chuva forte para os próximos dias. O tempo deve permanecer instável na região Sudeste por causa da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Segundo a Setec, até domingo (1º), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, “o total de chuva acumulada em cada 24 horas pode superar os 60 milímetros”. A média de chuva mensal varia de 120 a 180 milímetros.

Em São Paulo, as chuvas fortes devem atingir as regiões sul, norte, leste e nordeste do estado, com possibilidade de descargas elétricas.

A orientação da Defesa Civil é de que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Os alertas meteorológicos são baseados em informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Voltar ao topo