Chuvas causam alagamentos no litoral do Paraná

As chuvas que atingem o litoral do Paraná deixaram pelo menos vinte pontos alagados em Matinhos nesta sexta-feira (8). A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão no local para ajudar a levantar móveis das casas para evitar mais prejuízos. Alagamentos também foram registrados nas praias de Pontal do Paraná, Guaratuba e na PR-412, próximo ao quilômetro 60, em Matinhos.

“Em Matinhos, várias ruas e marginais próximas de rios e canais estão alagadas e em alguns pontos a água já chega a 30 centímetros”, explicou o major Daniel Berno, coordenador da Operação Viva o Verão. Um dos agravantes é que a maré alta dificulta o escoamento da água dos rios para o mar.

“Pedimos para que a população evite utilizar veículos, para não causar transtornos no trânsito dessas áreas tanto para os motoristas quanto para pedestres.”

A Defesa Civil ainda realiza um levantamento em Guaratuba para avaliar qual a dimensão do alagamento. Não há desabrigados. Em Antonina, as chuvas causaram a queda de um barranco próximo a uma residência, mas não chegou a afetar a casa.

“É importante que as pessoas que moram ou estão hospedadas próximo a rios fiquem atentas ao nível da água e, se as casas forem invadidas, procurem abrigo e informem a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a polícia pelos telefones gratuitos 190 e 193.”

O tenente Leonardo Mendes, relações públicas do Corpo de Bombeiros, esclarece que, quando um carro fica ilhado, o motorista deve esperar o nível da água baixar para removê-lo. “O atendimento inicial da unidade é o transporte emergencial de pessoas e retirada delas de áreas de riscos”. Se houver pessoas dentro do veículo ilhado os bombeiros devem ser informados.