Chuva provoca alagamentos no Paraná

Sete municípios do litoral paranaense foram atingidos ontem por um grande volume de chuva. Em menos de 48 horas, foram 170 milímetros de chuva, número superior à média mensal prevista para esta época do ano.

Pontal do Paraná e Guaratuba foram os municípios mais atingidos, locais em que a Defesa Civil registrou pelo menos sete alagamentos. Hoje, de acordo com informações do Instituto Meteorológico Simepar, deve continuar chovendo em diversas regiões do Paraná.

No fim da tarde de ontem, a cidade de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, teve cerca de cem casas destelhadas por causa da chuva com vento, que durou 15 minutos na região.

A Defesa Civil começou o trabalho de levantamento dos danos e distribuição de lonas, já que os destelhamentos verificados até então foram parciais. Ocorrências de granizo também foram verificadas na região norte.

As ocorrências de estragos mais significativos causados pela chuva começaram na noite da última terça-feira, na região oeste do Estado. De acordo com o chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, foram registradas 81 ocorrências, sendo 41 alagamentos; 14 quedas de árvores; 20 destelhamentos de casas; dois carros arrastados pela força da água e quatro casas que foram levadas pela enxurrada.

Outras duas pessoas foram atendidas com sintomas de hipotermia e, na tentativa de conserto das casas depois do temporal, duas pessoas caíram do telhado. Em Cascavel, o granizo prejudicou também a lavoura de feijão.

Na faixa de Foz do Iguaçu até Laranjeiras do Sul, durante a tempestade de terça-feira, cerca de 65 mil residências chegaram a ficar sem luz. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a maior parte do atendimento foi normalizada ainda na terça-feira e o restante do atendimento foi feito ontem pela manhã. O alerta com o qual a Defesa Civil trabalhava ontem indicava possibilidade de novas ocorrências nas regiões centro-sul e sudoeste.

Recomendações

Depois do temporal, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados dentro de casa, como não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, para evitar risco de choque elétrico e curto-circuito. Outra recomendação é verificar se a água ou alimentos a serem ingeridos não foram contaminados pela inundação.