Chuva prejudica abastecimento de água no Vale do Ivaí

A Sanepar foi obrigada a interromper o tratamento de água nas cidades de São João do Ivaí e Borrazópolis, nesta terça-feira (26), em função da forte chuva ocorrida durante a madrugada. O nível de turbidez (concentração de partículas) da água dos rios dos Macacos e Laranja Doce subiu muito e tornou o processo de produção inviável. Em Rosário do Ivaí e no distrito Vila União, a distribuição de água também foi interrompida, porque as áreas de captação estão alagadas.

Em São João do Ivaí, o tratamento de água foi retomado no início da tarde, porém a previsão da distribuição voltar ao normal era somente à noite. Para Borrazópolis ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Antônio Mauro de Souza, a empresa segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos na Portaria 518, do Ministério da Saúde, e, por isso, alterações na água dos rios podem demandar novos procedimentos e até provocar a interrupção da captação.

 

“Quando a alteração na água atinge nível que não é seguro, paralisamos o abastecimento para não comprometer a qualidade da água distribuída”, explica. Souza pede para que a população faça uso racional da água.

Inundação

A cidade de Rosário do Ivaí e seu distrito, Vila União, também foram atingidas pela chuva. As captações dos rios Água Escrita e Pinheirinho foram inundadas. As duas localidades estão com o abastecimento interrompido, por tempo indeterminado. Equipes aguardam os níveis dos rios diminuir para fazer as manutenções e retomar a produção de água tratada.

Serviço de Atendimento ao Cliente:

Borrazópolis – (43)3452-1419

São João do Ivaí – (43)3477-1245

Rosário do Ivaí/Vila União – (43) 3461-1178