Chuva isola várias famílias e destrói ponte em Paranaguá

Desde o início da manhã desta sexta-feira (dia 9) equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está atendendo diversos chamados de moradores da região das colônias de Paranaguá. Com as fortes chuvas registradas nas últimas horas houve registro de vários alagamentos. A ponte sobre o rio Miranda, na colônia Santa Cruz, foi destruída e isolou 12 famílias. Uma outra ponte, desta vez no Morro Inglês, ficou danificada.

Os próprios moradores, com apoio da Administração das Colônias e da Secretaria Municipal de Obras Públicas, estão trabalhando para recuperar as pontes danificadas. Não será possível permitir a passagem de veículos, mas a população poderá transitar sem maiores problemas. O principal acesso à localidade de Floresta foi interrompido, pois fica abaixo do nível da BR-277 e foi registrado alagamento. Não há registro de famílias desabrigadas, mas houve vários prejuízos, tendo em vista que a água atingiu algumas casas. Os números estão sendo levantados.

Moradores estão muito preocupados com a situação, por causa da tragédia que ocorreu no litoral do Paraná em março de 2011 e que deixou três mortes. De acordo com o chefe do setor de Minimização de Desastres da Comdec e secretário municipal de Obras Públicas, Paulo Emmanuel do Nascimento Júnior, “o nível da água em vários rios, como o Miranda e Vermelho, está altíssimo”.

Além da Defesa Civil, equipe do Corpo de Bombeiros está realizando trabalho de atendimentos. Hoje pela manhã, foram seis chamadas atendidas pela Defesa Civil. Segundo a coordenadora operacional da Defesa Civil, a guarda municipal Márcia Garcia, as equipes tanto da Comdec como do Corpo de Bombeiros estão de prontidão. “Estamos atentos, porque se chover mais pode haver mais danos e mais pessoas atingidas”, declarou Márcia, que no início da tarde ajudou no atendimento a uma grávida aos 5 meses de gestação, que estava ilhada numa casa com três filhos, na colônia Morro Inglês