Chuva e alagamentos pioram qualidade da água nas praias do litoral

Os alagamentos e transbordos de fossas sépticas decorrentes das fortes chuvas ocorridas no litoral entre os dias 12 e 14 de janeiro reduziram ainda mais o número de pontos próprios para banho no litoral paranaense.

De acordo com o 6o boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nesta quinta-feira (17), são mais nove os trechos de praia impróprios para banho, em comparação à última semana, aumentando de 26 para 35 o número de locais onde não é aconselhado o banho de mar.

?É uma situação atípica em 19 temporadas de monitoramento que pode distorcer a série histórica de boletins emitidos pelo IAP neste período. Devido a este fator faremos uma coleta extraordinária, nesta sexta-feira (18) para comprovar se a má qualidade da água ainda persiste, após coleta em um dia sem chuvas?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O resultado da coleta extraordinária será divulgado na segunda-feira (21) e valerá até a próxima quinta-feira (24), quando será apresentado o sétimo boletim de balneabilidade.

Segundo Rodrigues, as chuvas que provocaram alagamentos em diversos balneários, deixando, por exemplo, o município de Guaraqueçaba isolado dos demais, também provocaram o vazamento das fossas sépticas. ?Quando chove, o volume de resíduo acumulado nestas fossas ou em ligações irregulares de esgoto é levado para as valas e as águas pluviais fazem com que esse material chegue aos rios e no mar?, disse.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), que possui estações de monitoramento pluviométrico em todo o estado, em Guaratuba, nas 48 horas anteriores à coleta, choveu 137 milímetros, o equivalente a 49% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo a média histórica de chuvas (281 milímetros).

Voltar ao topo