Chuva dá um tempo e calor aumenta no Paraná

Os temporais que atingiram o Estado no último final de semana devem dar uma trégua nos próximos dias. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de temperaturas altas, com mínimas de 16ºC e máximas de 30ºC. Só deve voltar a chover a partir de quinta-feira, porém serão pancadas isoladas, que não devem causar grandes estragos.

“A tendência é para uma condição mais tranquila, com chuvas isoladas, de menor duração e com menos intensidade”, explica a meteorologista Ana Beatriz Porto. Assim como aconteceu no sábado e no domingo, a chuva será causada pela combinação entre as altas temperaturas e a passagem de uma frente fria pelo Estado, criando uma área de instabilidade na região. Mesmo com a chuva na quinta e na sexta-feira, a temperatura não deve cair.

No último domingo, o Simepar registrou 45 mm de precipitação na capital, além de raios e rajadas de vento. O temporal causou estragos por toda a região metropolitana e também no interior. Em novembro inteiro, choveu apenas 53 mm na capital, 42% a menos que os 127 mm esperados. “As chuvas são pontuais. Passamos por um inverno de chuvas abaixo da média, o que avançou pela primavera”, explica a meteorologista. Para dezembro, a expectativa é que o índice fique dentro da média de 152 mm.

Fechado

A chuva do final de semana causou também problemas no Edifício Bagé, prédio da Justiça Federal em Curitiba. O subsolo ficou inundado, o que comprometeu os quadros de distribuição, deixando o prédio sem luz. Por conta disso o local
ficou sem funcionar ontem. O atendimento ao público
e as atividades serão retomadas hoje.

Voltar ao topo