Estragos

Chuva causa alagamentos e deslizamentos de terra

A grande instabilidade do clima verificada sobre o Paraná causou novos transtornos em Curitiba e região metropolitana, entre a noite de sexta-feira e a manhã de ontem. De acordo a Defesa Civil, a chuva causou deslizamentos de terra em Curitiba e alagamentos no município da Lapa.

No bairro São Braz, em Curitiba, um deslizamento de terra encobriu parcialmente dois carros na Rua Manoel Chagas de Lima, por volta das 6h de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, foi necessário usar um guincho para retirar os veículos da lama. O deslizamento teria ocorrido também pelo excesso de chuva na região.

A previsão de novas pancadas de chuva fez com que a Defesa Civil encaminhasse ofícios de alerta para os municípios de Almirante Tamandaré, Matinhos e Guaratuba, no litoral do Estado, onde podem ocorrer novos pontos de alagamentos.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, da a noite de sexta-feira até o final da tarde de ontem, havia chovido cerca de 160 milímetros em Guaratuba. A previsão é de que hoje chova pelo menos 40 milímetros.

Segundo o Simepar, a instabilidade deve continuar hoje e no decorrer dessa semana em todo o Estado, influenciada pelas ondas de calor da região norte do País e do aumento do índice de nebulosidade.

Na capital, o tempo segue nublado com chuvas mais intensas no final da tarde, com a temperatura variando entre 17 ºC e 26 ºC. No litoral, onde os termômetros devem marcar entre 20 ºC e 29 ºC, a instabilidade é mais aguda, com chuvas a qualquer hora do dia. As máximas no Estado devem, mais uma vez, ser registradas no oeste, onde a temperatura pode chegar a 34 ºC.